Terapia de ressincronização cardíaca

A (TRC) é um tratamento para alguns tipos de insuficiência cardíaca, uma condição na qual o coração está com desempenho prejudicado, levando a sintomas como falta de ar, inchaço, fadiga, entre outros.

No batimento cardíaco efetivo, existe um sincronismo da principal câmara do coração, (chamada de “ventrículo esquerdo”), mas em algumas pessoas com insuficiência cardíaca, as paredes do ventrículo esquerdo se contraem sem organização, gerando uma ineficácia na função de ejetar sangue para suprir todo organismo.

A terapia de ressincronização cardíaca usa um dispositivo especial chamado marcapasso biventricular, também chamado de Ressincronizador. Este dispositivo envia sinais elétricos para o coração para fazer as paredes ventrículo esquerdo contraírem ao mesmo tempo (sincronizadas).

Quais são os benefícios da Terapia de Ressincronização Cardíaca?

Um Ressincronizador ou Marcapasso biventricular tem 2 partes:

Um Ressincronizador é semelhante a outros marcapassos que podem ajudar a tratar batimentos lentos, mas um marcapasso biventricular (Ressincronizador) tem um fio extra.
Esse fio extra ajuda a fazer as paredes ventrículo esquerdo sincronizarem (contraírem ao mesmo tempo).

Como é feito a TRC?

O seu médico fará um procedimento para colocar o Ressincronizador no seu peito. O médico fará um pequeno corte na parte superior do tórax. Os fios alcançaram o coração. Cada um dos três fios ficará em uma parte diferente do seu coração. Seu médico irá então conectar os fios ao gerador de pulsos. O cardiologista especializado em marcapasso, irá programar o gerador de pulsos e colocá-lo embaixo da pele do peito.

Dependendo do seu problema cardíaco, o seu médico pode usar um dispositivo “combinado”. Um dispositivo combinado tem um Ressincronizador e um cardioversor-desfibrilador implantável (CDI). Um CDI pode detectar e tratar batimentos cardíacos anormais que podem causar morte súbita.

Ainda preciso de tomar meus medicamentos para insuficiência cardíaca?

Sim. Após CRT, você ainda precisará tomar seus medicamentos para insuficiência cardíaca. Você também precisará seguir as instruções do seu médico sobre dieta e exercícios.

Se você tem um marca-passo BiV, precisará:

Acompanhe seu cardiologista especializado em marcapasso regularmente. Ele se certificará de que seu dispositivo esteja funcionando corretamente.

Evite determinadas fontes ou equipamentos elétricos ou magnéticos. Seu médico lhe dirá quais fontes elétricas ou magnéticas ou equipamentos você pode estar por perto e quais você deve evitar. Por exemplo, você pode estar perto de televisões e rádios. Mas você provavelmente não poderá fazer uma ressonância cardíaca.

Deixe que todos os seus médicos e enfermeiras saibam que você tem um Ressincronizador. Você deve levar um cartão dizendo às pessoas que você tem um marcapasso biventricular (Ressincronizador). O cartão deve dizer qual tipo de marca-passo biventricular você possui e qual empresa responsável.

Procurando por exame cardiológico?

Agende agora mesmo via Whatsapp ou pelo formulário.

Entraremos em contato em instantes para verificar a disponibilidade de datas e horários.