Quem assistiu ao filme Dois Papas, pode ter percebido em alguns momentos, uma voz emitida por um smartwatch, incentivando o Papa a andar.
Em outro momento do filme, ele recebe o seguinte aviso do relógio inteligente: “Parabéns você atingiu 10 mil passos hoje”.
Na mesma cena, o Papa de 86 anos, diz que foi seu médico quem lhe deu o smartwatch e completou que estava bem para a sua idade.
Seguindo os cuidados necessários, qualquer idade tem benefício em manter ou iniciar uma atividade física.
Smartwatches e atividade física
Cresce constantemente o uso dessas tecnologias por pacientes na área de cardiologia. E no dia a dia, está ficando cada vez mais frequente, pacientes consultarem por dúvidas em relação a dados obtidos de análise de smartwatches.
Na literatura médica, guidelines sugerem que 7.000 a 10.000 passos por dia seja um número razoável para manter-se ativo.
Andar por 30 minutos, geralmente correlaciona-se a 4000 passos ou aproximadamente 3.2 km.
Para indivíduos fora de forma ou sedentários, uma caminhada regular é altamente benéfica. Uma vez que o exercício regular de caminhar se tornou um hábito, tipos de exercícios mais vigorosos podem ser incorporados em pessoas saudáveis.
2020 – Foco em atividade física regular
Em 2020, vou escrever vários artigos com intuito de incentivar a prática de atividade física e responder perguntas como:
Com qual frequência devo me exercitar?
Qual a intensidade do treino?
Por quanto tempo?
Que tipo de exercício realizar?
Estratégias para incorporar exercícios no dia a dia
Como progredir nos exercícios?
Para quem há benefício de treinos de alta intensidade?
Guia Nutricional Básico para praticantes de atividade física não competitiva (incluindo hidratação adequada)
Estratégias para reduzir o risco durante os exercícios – Enfatizando a importância do aquecimento e do cool-down
Informar sobre sinais de alerta durante atividade física.
Sabendo que existem pelo menos 18 benefícios comprovados cientificamente em relação a prática de exercícios físicos e que muitos desses benefícios se aplicam a área cardiológica, irei focar nesses artigos em 2020.
Acompanhe pelo site www.medicina.ribeirao.br
Um grande abraço a todos!
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi
- Médico Graduado na Medicina USP Ribeirão Preto
- Residência em Clinica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FRMP-USP).
- Título de Especialista em Cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB)
- Premiado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia por obter as primeiras colocações no Título de Especialista em Cardiologia, com pontuação máxima.